Arte -Terapia no Centro de Dia

No Centro de Dia de Carvalhais há um tempo especial. Todas as semanas um grupo de nove utentes participa num grupo de Arte-Terapia. O projeto ConVidArte é um projeto de intervenção em Arte-Terapia dirigido a mulheres idosas, desenvolvido segundo o Modelo Polimórfico de Ruy de Carvalho e supervisionado pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia.
Os ateliês de Arte-Terapia Vivencial caracterizam-se pela expressão artística livre, concebendo-se a criação como mediador entre o mundo interno e externo. Aposta-se, portanto, na utilização do potencial transformador da criação artística.
O nome deste projeto “ConVidArte” reflete o convite a uma existência com Vida e a uma vida com Arte, concebendo-se o fazer artístico como processo de reaprendizagem do prazer e de descoberta de si própria. O convite é, também, uma exortação à festa e ao estabelecimento de vínculos no grupo enquanto potenciadores de sentimentos de pertença, ressonância afetiva, mitigadores da sensação de isolamento e desamparo frequente nesta etapa da vida.

Dália Pereira
Arte-Terapeuta